Em 2016 fui convidada pelo Pe. Anisio Baldessin a fazer uma palestra no Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde, que naquele ano tinha como tema “Meio Ambiente, Saúde e Espiritualidade”.
Pelos 4 anos que trabalhamos juntos, eu e o Pe Anisio diariamente conversávamos sobre os desafios de “ser sustentável” e mais ainda como mostrar para o outro formas de “ser sustentável”. Minha experiência com artesanato me mostrou que você precisa falar sobre coisas próximas, você precisa mostrar os resultados… não adianta falar sobre a despoluição do Rio Tietê que, por mais importante que seja, a demora, as burocracias e a incrível omissão do poder público fez com que fosse um assunto em descrédito.

Quando você fala pra pessoa que ela é parte do sistema, mas este sistema é amplo demais, isso não é palpável, isso é de difícil compreensão. Mas quando você trás isso para o micro, para o dia a dia, para coisas simples e que podem ser praticadas por um único indivíduo isso faz toda diferença.

Nunca imaginei que ser artesã fosse me tornar também uma palestrante. Foi um grande desafio, e uma alegria enorme! Falar para mais de 500 pessoas me fez tremer na base, mas não era um assunto novo para mim… e foi assim… uma palestra, algumas dicas, pequenas mudanças… acreditando que de pouquinho em pouquinho podemos fazer a diferença!

https://youtu.be/g8YBNm9hf0Y

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *