E já que estamos vivendo uma pandemia, por que não falar de sustentabilidade também?

Sabemos que o uso de máscaras tem sido obrigatório tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, certo? E o que isso tem a ver com sustentabilidade?

Temos a resposta pra você…

Primeiro, você sabia que o pessoal da saúde tem prioridade na utilização das máscaras profissionais de proteção e que, se ficarmos usando em excesso, elas podem  faltar para os médicos, e enfermeiros da sua cidade? Segundo, essas máscaras descartáveis muitas vezes são jogadas em locais inapropriados, podendo não só contaminar outras pessoas mas também ser transportadas para outros ambientes pelo vento ou pela água da chuva, que as levam até os bueiros. Uma vez na tubulação, sem o tratamento adequado, elas podem ir parar num rio e, consequentemente, nas nossas tão amadas praias, causando todo aquele estrago que a gente já conhece quando chegam lá, né? Algum animal pode se alimentar delas, ou elas podem se desfazer e gerar milhares de partículas de microplásticos que contaminam a água e o solo da região, viram comida dos peixes que serão futuramente  consumidos por nós, que seremos um dos prejudicados com isso (caso você goste de comer peixe).

Tá… e qual é a solução?

Algo que pode ser feito é o uso das máscaras reutilizáveis, aquelas de algodão que podem ser higienizadas com água, sabão e água sanitária (veja como em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/veja-como-higienizar-corretamente-sua-mascara-de-pano.shtml). Além de serem estilosas, você pode escolher o tecido da sua preferência, ou então  ajudar aquele pequeno empreendedor da sua região.

O que acham??

Pequenas atitudes podem ajudar e muito a melhorar o nosso meio ambiente, que tal começar algumas mudanças dentro da sua casa?

Fiquem ligados! Em breve postaremos mais dicas!!

Autora: Caroline Figueiredo, bióloga e educadora ambiental.

Fonte: http://www.proplayas.org/covid19/ (pág 68 a 70)

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *