Natal chegando, e nessa época grande parte das pessoas só pensa nos presentes, nas viagens, nas decorações natalinas, na ceia, e muitas vezes a sustentabilidade acaba passando longe, e o que vemos é um desperdício imenso!

Parece ser uma missão impossível pensar em relacionar sustentabilidade ao Natal, mas nós, da Malungo Art, vamos dar algumas dicas para tornar o seu Natal do jeito que o meio ambiente gosta!

Postamos vários textos ao longo do ano falando sobre a importância dos 5R’S, sobre a nossa pegada hídrica e até mesmo sobre a  grande problemática do microplástico. Não seria agora, só porque é época de festividades, que  deixaríamos de falar sobre temas ambientais.

Mas vamos às dicas…

É hora de montar a árvore de Natal, então a melhor opção é usar árvores naturais, que podem ficar num vaso e depois serem plantadas após as festividades. Melhor ainda é conseguir enfeitar alguma planta ou vaso que você tenha em casa. Moramos  num país tropical e, embora nossos pinheiros sejam  bem diferentes daqueles comumente utilizados nas decorações, temos muitas opções para demonstrar, em qualquer época do ano, o valor essencial de nossa flora. Caso faça alguma dessas opções, as plantas precisam de um tempo no escuro. Evitem colocar as luzes natalinas em árvores naturais.

Se a única opção for  uma árvore artificial, procure utilizar a mesma mais de uma vez, já que isso é uma forma de evitar resíduos.

Com relação aos enfeites, quanto menos plástico melhor. Existem opções de madeira, bambu, MDF, ou vale soltar a criatividade e criar sua própria decoração com materiais que seriam descartados, como rolhas de vinho, CD ou DVD riscados.  

Já o pisca-pisca, prefira os de LED ou com lâmpadas de baixo consumo.

Chegou a hora da ceia… 

Uma das formas de tornar a sua ceia mais sustentável é utilizar produtos da sua região, optar por frutas da época e dar preferência aos orgânicos. Será que é necessária uma ceia com tantos tipos de carne assim? Será que aquele prato tradicional do Natal mas que quase ninguém come é realmente necessário? Pensar em porções menores e que possam ser  congeladas é uma maneira de evitar o desperdício de comida.

Evitem os descartáveis!!

A gente sabe que depois da ceia a pilha de louças é grande, mas o meio ambiente agradecerá,  e muito, se cada membro da família lavar um pouquinho do que foi usado. 

Os tão esperados  presentes…

É chegada a hora de abrir os presentes, e aquela embalagem linda, cheia de desenhos fofos, vai parar onde? No lixo! Principalmente pelas mãos das crianças, que estão ansiosas pelo presente de Natal e acabam rasgando a embalagem. 

Uma dica bem legal é utilizar embalagens de tecido, que, além de lindas, podem servir para o próximo presenteado (confiram o vídeo abaixo).

Caso o tecido não for viável, prefiram embalagens de papel, sem plástico. Existem fitas de pano, sacolas e caixas de papelão, é só soltar a criatividade!! 

E já que estamos falando de presentes, que tal escolher um que seja amigo da natureza? Vocês podem escolher uma fabricação local, um artesanato sustentável (por exemplo, os produtos da Malungo Art, rs). Caso prefiram presentear com roupas, escolher uma que não saia  tão cedo da moda pode ser uma forma de presente sustentável.

Ah… e já sabem, né?? Na hora da compra, leve sua sacola retornável ou ecológica!!

Nós, da Malungo Art, desejamos a todos um ótimo Natal e um Ano Novo sensacional!!
Boas festas, e se cuidem, a pandemia não acabou!

Autora: Caroline Figueiredo, bióloga e educadora ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *