Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Como vocês puderam ver nas nossas redes sociais, nós, da Malungo Art, estamos participando de um evento online em prol da Mata Ciliar, no qual  10% das vendas serão doadas à unidade de Jundiaí dessa Associação.

Mas o que será essa tal Mata Ciliar? Vamos explicar sobre a instituição e também o que seria uma mata ciliar!

Folder do evento.

Sobre a instituição…

 A Associação nasceu em 1987, como uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações para conservação da biodiversidade, tanto da flora como da fauna brasileira!

Em Jundiaí , localizam-se a Coordenadoria de Fauna e a Coordenadoria de Educação Ambiental. Instalados desde 1997 nesta cidade, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro Brasileiro para Conservação dos Felinos Neotropicais atuam para a conservação da fauna brasileira. 

Na parte de Educação Ambiental, são desenvolvidos o planejamento e as ações para atender as redes municipais de ensino da região através de atividades. Um outro exemplo é o Viveiro Escola, onde são desenvolvidas atividades educacionais e de capacitação de jovens para a produção de mudas nativas.

Agora vamos falar especificamente sobre a conservação da biodiversidade e esses dois Centros

O Brasil detém a mais rica biodiversidade natural do planeta. Porém, toda essa riqueza tem sido ameaçada, principalmente pelo desmatamento, queimadas, ocupação desordenada do solo, caça ilegal e tráfico de animais silvestres, ou seja, causas antrópicas. O objetivo do CRAS em Jundiaí é receber os animais silvestres vitimados, prestando-lhes desde o atendimento veterinário, reabilitação e soltura até o monitoramento destes no ambiente natural.

Vocês sabiam que o Brasil possui a maior diversidade de felinos do mundo? São nove espécies distribuídas por todo o país. Eles são animais do topo da cadeia alimentar, ou seja, são caçadores natos que contribuem para o equilíbrio do ecossistema (lembrando que todos animais são importantes e merecem total respeito!). Sem esses felinos, a natureza perde esse equilíbrio, e o objetivo do Centro de Felinos é implementar estratégias  para a conservação desses animais, fornecendo apoio e subsídios para pesquisas tanto em cativeiro como em vida livre.

O programa é desenvolvido em parceria com o Zoo and Botanical Garden of Cincinnati/EUA, responsável pela reprodução de diversas espécies de animais selvagens ameaçadas ao redor do mundo, já que as nove espécies brasileiras estão na lista de animais silvestres em risco de extinção!

Felinos brasileiros

Agora que falamos da Associação Mata Ciliar, vamos falar sobre o que é uma mata ciliar!!

São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d’água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção natural de rios e lagos quanto os cílios são para nossos olhos.

Tal processo ocorre quando essas matas, através de suas raízes, seguram o solo das margens dos rios, evitando casos de erosão fluvial, em que as águas desgastam as bordas que as comprimem e provocam abalos na estrutura superficial.

Outra forma de atuação das matas ciliares é na “filtragem” do ambiente ao redor dos rios, evitando ou diminuindo a presença dos sedimentos trazidos com a água das chuvas e da poluição em forma de resíduos tóxicos e lixo, contribuindo, assim, para conservar as redes de drenagem.

A remoção das matas ciliares costuma acontecer, principalmente, para a pecuária, uma vez que as áreas úmidas ao redor dos cursos d’água favorecem a pastagem em tempos de seca. Além disso, a agricultura também é uma atividade responsável pela destruição desse tipo de vegetação, aumentando o assoreamento dos rios que, em alguns casos, tornam-se extintos.

Preservar o meio ambiente e tudo o que o envolve significa preservar a nossa própria existência! Devemos lembrar sempre que fazemos parte do meio ambiente, somos parte dos biomas, ecossistemas, enfim, somos parte da natureza!!

Nenhuma espécie é melhor do que a outra e manter todo o meio em equilíbrio é essencial!!!

E aí, vamos apoiar o festival? Acesso o link do grupo de whatsapp!

https://chat.whatsapp.com/FDtjkI4GEBb0CdBFgXOIB6

Um forte abraço e até a próxima!!!

Autora: Caroline Figueiredo, bióloga e educadora ambiental

FONTES:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mata-ciliar.htm
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/matas_ciliares/http://mataciliar.org.br/site/fauna/
https://mataciliar.org.br/site/fauna/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *