E se você substituísse o algodão que você usa para tirar a maquiagem por uma opção mais ecológica?!

Mas qual o problema do algodão?

A bolinha de algodão não é nada ecológica. Essas fofurinhas não podem ser recicladas e demoram cerca 3 meses para se decompor. Além disso, o algodão vendido nas farmácias e mercados é quimicamente tratado, sendo que uma grande quantidade de agrotóxicos é utilizada para o seu cultivo, sem contar que a sua semente está na lista dos 5 produtos transgênicos mais cultivados, o que quer dizer que elas são geneticamente modificadas. 

Você pode estar se perguntando: Se eu não como algodão, qual o problema de ele ser transgênico? 

Sementes transgênicas são extremamente caras e os pequenos produtores não conseguem comprá-las, deixando nas mãos das grandes indústrias agrícolas a maior parte do lucro, criando um verdadeiro monopólio. Estudos mostram que essas sementes são mais resistentes a herbicidas, o que quer dizer que se antes o produtor precisava usar o agrotóxico com cautela para não danificar a sua plantação, com os transgênicos, eles podem pulverizar o agrotóxico à vontade  que as ervas daninhas e matinhos morrerão, mas a planta transgênica resistirá. Curioso é que a empresa que desenvolve as sementes transgênicas é a mesma que produz e vende o agrotóxico. Coincidência, não?!

Mas estamos aqui para falar de soluções!

Muitas atitudes que parecem corriqueiras passam despercebidas aos nossos olhos. Será que você já fez o cálculo de quantas vezes  você utiliza o algodão para limpar a pele por semana? E por mês?
Já ouviram falar de Ecopad? Nada mais é do que um disco de crochê que substitui o algodão e pode ser utilizado quantas vezes quiser. Coloque o seu produto preferido para tirar a maquiagem (dê preferência aos não químicos), lave com sabonete neutro ou sabão de coco natural e deixe secar. Pode ser contraditório, já que as linhas de crochê também são feitas de algodão, mas por não serem quimicamente tratada e serem reutilizáveis, já ajuda a diminuir o impacto causado ao meio ambiente. Outra dica é procurar marcas que utilizem o algodão orgânico, que está livre dos tão temidos agrotóxicos, ou então procurar um pequeno empreendedor da sua cidade. 

Gostaram? Conta aqui embaixo pra gente.

Nós da Malungo Art acreditamos que com pequenas mudanças podemos deixar um mundo melhor para as próximas gerações.  Que tal começar agora?

Autora: Caroline Figueiredo, bióloga e educadora ambiental

FONTES:

https://blog.agatamarket.com/discos-croche-reutilizaveis/

https://insectashoes.com/blogs/blog/transgenicos-na-moda-tem-tambem
https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-alimentos-transgenicos-e-quais-os-seus-riscos
https://www.unicamp.br/fea/ortega/agenda21/candeia.htm

2 Comments

  1. Muito bom o texto… No dia a dia não paramos para pensar nessas questões. Informações como essa são de grande importância para podermos agir mais conscientemente e de forma menos danosa ao meio ambiente. Amei 🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *